A Federação Columbófila Brasileira (FCB) anuncia a aprovação do Projeto de Lei nº 16/2024, de autoria do Vereador Francisco de Assis de Souza de Oliveira - Assis Car, que institui o Dia do Columbófilo Oficial Registrado na cidade de Parnaíba. A lei foi aprovada na última terça-feira, 12 de março, na Câmara Municipal de Parnaíba.
O presidente da Federação, Dr. Cláudio Boriola, comemorou a aprovação da lei. “Este é um dia histórico para a columbofilia brasileira. A aprovação desta lei em Parnaíba é um reconhecimento da importância da nossa atividade e da paixão que os columbófilos dedicam aos seus pombos-correios. A FCB Brasil se orgulha de ter contribuído para este importante marco.”
O Dia do Columbófilo Oficial Registrado será comemorado anualmente no dia 06 de junho. A data visa reconhecer e valorizar a atividade columbófila, que consiste na criação, seleção e cultivo de pombos-correios para competição, bem como divulgar os benefícios sociais, culturais e ambientais dessa prática.
O vereador Francisco Assis - Assis Car, autor do Projeto de Lei, destacou a importância da columbofilia para a comunidade. “A columbofilia é uma atividade que promove a integração social, o respeito ao meio ambiente e a paixão pelos animais. Esta lei é uma forma de homenagear os columbófilos de Parnaíba e de incentivar o desenvolvimento da atividade na cidade.”
Vereador Assis Car, autor do Projeto de Lei.
A lei também prevê que a celebração do Dia do Columbófilo Oficial Registrado poderá contar com a realização de eventos, palestras, exposições, concursos, solturas e outras atividades alusivas à columbofilia, promovidas pela Prefeitura Municipal em parceria com a Federação de Columbófila Brasileira, as associações e os clubes columbófilos locais, e demais entidades interessadas.
O dirigente do Clube Delta Pigeons, Mauricio, falou sobre o impacto da lei para os columbófilos de Parnaíba. “Esta lei é um grande incentivo para os columbófilos de Parnaíba. Ela nos motiva a continuar trabalhando para promover a nossa atividade e para criar um ambiente cada vez mais propício para a criação e o voo de pombos-correios.”
Maurício, dirigente do Clube Delta Pigeons.
A Federação de Columbofilia Brasileira acredita que a aprovação desta lei é um marco importante para a columbofilia brasileira, pois contribui para o reconhecimento e valorização da atividade por parte da sociedade. A FCB se coloca à disposição para colaborar com a Prefeitura Municipal de Parnaíba na organização das atividades comemorativas do Dia do Columbófilo Oficial Registrado.
Confira o texto do projeto aprovado
PROJETO DE LEI ORDINÁRIA Nº 16 DE 2024
De autoria do Vereador Francisco de Assis de Souza de Oliveira, institui o Dia do Columbófilo Oficial Registrado, na cidade de Parnaíba/Piauí, e dá outras providências.
A CÂMARA MUNICIPAL DE PARNAÍBA/PIAUÍ,
Aprova e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º - Fica instituído o Dia do Columbófilo Oficial Registrado, na cidade de Parnaíba/Piauí, a ser comemorado, anualmente, no dia 06 de junho.
Parágrafo único. Entende-se por columbófilo oficial registrado o criador de pombos-correios que possui registro na Federação Columbófila Brasileira (FCB).
Art. 2º - O Dia do Columbófilo Oficial Registrado tem como objetivo reconhecer e valorizar a atividade columbófila, que consiste na criação, seleção e cultivo de pombos-correios para competição, bem como divulgar os benefícios sociais, culturais e ambientais dessa prática.
Art. 3º - A celebração do Dia do Columbófilo Oficial Registrado poderá contar com a realização de eventos, palestras, exposições, concursos, solturas e outras atividades alusivas à columbofilia, promovidas pela Prefeitura Municipal, em parceria com a FCB, as associações e os clubes columbófilos locais, e demais entidades interessadas.
Art. 4º - As despesas decorrentes da execução desta Lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.
Art. 5º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Parnaíba/Piauí, 12 de março de 2024.
Francisco de Assis de Souza de Oliveira
Vereador.
Este vereador deveria era trabalhar para fiscalizar os maus feitos da gestão do prefeito Mão Santa e não gastar nosso dinheiro público com isso.
ResponderExcluir